Olheiro

Quem será o campeão brasileiro em 2018?

Para Pep Guardiola, um campeonato de pontos corridos se ganha nas últimas oito rodadas e se perde nas oito primeiras. De acordo com a teoria do técnico espanhol, entramos no momento de ganhar o Brasileirão 2018.

Com o encerramento da 30ª rodada, Palmeiras, Flamengo e Internacional são os times que chegam às últimas oito rodadas na briga pelo título. São Paulo e Grêmio tropeçaram nas últimas três rodadas e ficaram longe da disputa.

Qual dos três concorrentes tem o caminho mais fácil nos oito jogos finais?

Qual foi a conta?

Para calcular qual dos três times tem o caminho mais fácil para ser campeão será analisada a dificuldade que seus adversários remanescentes podem oferecer com base no desempenho no campeonato.

No cálculo, será analisado separadamente o desempenho como mandante e como visitante dos adversários que os concorrentes ao título ainda enfrentarão nas últimas oito rodadas.

Por exemplo, Internacional e Palmeiras ainda enfrentarão o Atlético Mineiro, mas enquanto o Verdão vai até Minas jogar contra o Galo, o Colorado receberá o adversário no Beira-Rio. Com isso, o Atlético somará 33 pontos, que foram conquistados como mandante, na conta do Palmeiras e apenas 13, que foram conquistados como visitante, na conta do Internacional.

Além da conta do campeonato inteiro, também será feita uma análise levando em consideração o desempenho dos times no segundo turno. Desse modo, o momento atual do time terá um peso maior na análise. O Ceará, apesar de estar na zona de rebaixamento, faz até agora a oitava melhor campanha do segundo turno e é um adversário difícil de ser batido.

Os caminhos de Palmeiras, Flamengo e Internacional foram analisados e temos um veredicto: o caminho mais fácil é o do Internacional! Quer saber os motivos?

Pontos dos adversários como mandante e visitante

Entre os três concorrentes ao título, o Inter é aquele que tem os adversários que menos conquistaram pontos tanto em casa, quanto fora de casa. Ou seja, teoricamente esses adversários são mais fracos.

O Flamengo é o time que tem a tabela mais difícil como mandante. O Mengão tem entre seus adversários no Maracanã o Palmeiras (melhor visitante) e o Santos (6º melhor visitante) e pode encontrar dificuldades.

Já o Palmeiras tem a tabela mais difícil como visitante. Entre os adversários do Verdão estão o Flamengo (2º melhor mandante) e o Atlético Mineiro (5º melhor mandante).

No total, o caminho do Flamengo é o mais difícil entre os três.

Além da pontuação, podemos analisar também as posições em que os adversários dos três postulantes ao título se encontram.

O Inter não enfrenta nenhum adversário que está acima da 5ª colocação até o final do campeonato.

O Palmeiras tem os próximos quatro jogos contra adversários que estão na parte de cima da tabela, mas seus quatro jogos finais são contra equipes mais fracas.

O Flamengo faz os dois próximos jogos contra times do G5 e depois alterna jogos contra times da metade inferior da tabela e times que ainda sonham com a Libertadores.

Pontos no segundo turno

Para uma análise melhor do momento atual dos times, comparamos a dificuldade que eles podem oferecer aos concorrentes ao título de acordo com a pontuação conquistada no segundo turno.

A tabela mais fácil levando em consideração o momento atual dos adversários também é do Internacional. Seus adversários conquistaram 108 pontos no segundo turno, enquanto os adversários do Flamengo conquistaram 135 e os do Palmeiras somaram 115 pontos até agora.

Quem leva o título?

Apesar do caminho mais fácil ser do Internacional, o Palmeiras construiu uma grande vantagem com um desempenho impecável no segundo turno. Além disso, no momento em que escrevíamos esse texto, o Inter empatou com o Vasco e pode ficar a 7 pontos da liderança em caso de vitória do Verdão.

Se vencer os seus quatro jogos em casa, o Palmeiras alcançaria 74 pontos e provavelmente garantiria o título. No Brasileirão de pontos corridos com 20 times, o vice-campeão nunca fez mais de 72 pontos.

Já o Flamengo, que tem a tabela mais difícil entre os três concorrentes, precisa vencer o Palmeiras no jogo que acontece hoje à tarde. Uma vitória flamenguista hoje pode pressionar o Verdão e colocar fogo no campeonato.

O famoso site de previsões FiveThirtyEight coloca o Palmeiras como favorito. Segundo eles, a probabilidade do título ficar com o Verdão é de 77%. O Flamengo tem 14% de chances e o Internacional apenas 8%. Os outros times envolvidos na disputa tem menos de 1%.

Na sua opinião, quem será o campeão brasileiro de 2018?

Esse projeto foi orgulhosamente criado por Augusto Oazi